Get Adobe Flash player

CISABES PROMOVE CURSO SOBRE COLETA E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM VITÓRIA-ES

Lidiane

Teve início na manhã de terça-feira (04/09/2012), na Superintendência Estadual da Funasa no Espírito Santo o curso: Coleta e acondicionamento de água para monitoramento da qualidade. 

A capacitação é promovida pelo Consorcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (CISABES), em parceria com a Funasa e tem como objetivo treinar os técnicos das autarquias municipais de saneamento no que se refere a padronização de procedimentos de coleta e análises laboratoriais de água, para consumo humano.

O intuito é atender as diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde, assim como a Resolução do CONAMA nº 357/2007, que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para seu enquadramento.

O superintendente estadual da Funasa no Espírito Santo, Nilton Andrade deu as boas vindas a todos e destacou a importância do Consorcio. “Hoje o CISABES não é mais um sonho e sim uma realidade. Temos uma sede funcionando em Colatina, que já realiza compras compartilhadas e capacitações como esta. Agora vamos iniciar a realização de análises de água, utilizando o laboratório da Funasa em Vitória”, explicou Nilton.

Lidiane a instrutora

A química do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata (CISAB – Zona da Mata), Lidiane Faria, foi a instrutora do curso e falou sobre planejamento de coleta de amostras, preparação do material para coleta e preservação de amostras. “A coleta e preservação de amostras não devem ser consideradas atividades simples, pois exigem critérios e conhecimento técnico, a fim de alcançar resultados confiáveis”, alerta Lidiane. A química também falou sobre a  organização dos ensaios, interpretação dos dados e elaboração de relatórios.

Aula prticaAula prtica 02

Além da parte teórica, os alunos participaram de aulas práticas na Unidade Regional de Controle de Qualidade da Água (URCQA) da Funasa.

Farmaceutica bioquimica da Funasa Bruna Malacarne

“No laboratório demonstramos procedimentos para realizar as análises fisico-químicas e microbiológicas, bem como abordamos os cuidados relativos ao uso adequado dos equipamentos”, ressaltou a farmacêutica bioquímica da Funasa, Bruna Malacarne.

O técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Marilândia, Edmilson Magnago aprovou a iniciativa. “Todo conhecimento é válido e o curso é muito importante para melhorar a nossa qualificação técnica”, afirmou.

Fonte: CISABES