Get Adobe Flash player

ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO INICIA CICLO DE OFICINAS REGIONAIS DE GESTÃO DO SUAS EM GUAÇUÍ

DSC 0581

Subsecretária de Assistência Social do Estado, Sandra Shirley fez a abertura da primeira oficina.  

A partir dessa quinta-feira (04/04), os gestores municipais de Assistência Social estão tendo a oportunidade de sanar suas dúvidas sobre a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH) realizou, em Guaçuí, a primeira de um total de quatro Oficinas Regionais de Gestão do SUAS. Cada oficina será em uma Macrorregião capixaba e começou pela Macrorregião Sul. 

Essa estratégia tem por objetivo capacitar os municípios para o aprimoramento da gestão do SUAS, com ênfase na elaboração do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS), do preenchimento do Censo SUAS, realização do cofinanciamento Estadual das ações continuadas da Assistência Social Fundo a Fundo.

“Nós queremos ser o primeiro estado do Brasil a ter a lei municipal da assistência em todos os municípios. Esse é nosso desafio e vamos conseguir”, disse a subsecretária de Assistência Social do Estado e presidente do Ceas/ES, Sandra Shirley de Almeida que fez a abertura da oficina.

Para isso, foram convidados três técnicos – um responsável pela área de gestão, um da Proteção Social Básica (PSB) e outro da Proteção Social Especial (PSE) - de cada município da Macrorregião.

A prefeita de Guaçuí, Vera Costa esteve presente e ressaltou as qualidades do trabalho da assistência social da cidade. “Na região sul Guaçuí é a primeira cidade a ter gestão plena em assistência social. Temos um pouco mais de recurso, mas sabemos que nossas obrigações são maiores também”, ponderou a chefe do executivo municipal.

Participaram dessa primeira oficina regional os representantes dos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

André Ferrari

Superintendente de Imprensa Oficial