Get Adobe Flash player

Prefeitura de Guaçuí quer resgatar essência da Feira do Verde

img 201305231415img 201305231416

A preservação do meio ambiente passou a ser vista como uma atitude imprescindível para assegurar que as futuras gerações tenham condições adequadas de sobrevivência.  

A fim de conscientizar a população guaçuiense sobre essa necessidade, a Prefeitura de Guaçuí começou um trabalho visando trazer a verdadeira essência da Feira do Verde. Esse ano será a 23ª edição do evento, mas por anos o cunho de consciência ambiental ficou em segundo plano e os shows passaram para primeiro plano.

A Feira do Verde é o evento de educação ambiental de maior representatividade coletiva da Região Sul do Espírito Santo e para que a cidade seja envolvida nesse processo as escolas estão tendo participação ativa. Um concurso está sendo realizado para escolha de dois personagens que serão os bonecos de toda campanha ambiental realizada em Guaçuí. Os alunos também estão participando de um concurso de vídeos denominado de “curtas ambientais”. Todas as ações envolvendo os estudantes tem como tema “O futuro a gente limpa agora” que tem acompanhamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Antecipar as atividades relacionadas a Feira do Verde é importante para inserir os alunos nos cuidados ao meio ambiente. É preciso se atentar que são as ações que faremos agora que vão refletir no futuro. Todas as escolas estão participando”, disse Weriton Soroldoni, Secretário de Meio Ambiente de Guaçuí.

A festa sempre foi realizada em junho, mas esse ano mês de junho será de ações que vão de encontro à consciência e educação ambiental e em julho, será a festa da Feira do Verde.  Quem garante é a Prefeita de Guaçuí, Vera Costa. “Junho será para atividades de sensibilização. Nos dias 5, 6 e 7 de julho será a festa para que as ações realizadas em junho sejam apresentadas. A feira não pode ser relacionada somente aos shows. O objetivo é de educação ambiental”, explicou a prefeita.

Todas as secretarias da prefeitura estão atuando no projeto da Feira do verde. As secretarias de Obras e Meio Ambiente, por exemplo, estão organizando uma campanha de conscientização de limpeza da cidade.

O projeto que antecede a feira visa discutir questões ambientais e urbanísticas que interferem na qualidade de vida dos cidadãos, tais como proteção dos ecossistemas, saneamento, água, gestão ambiental. 

André Ferrari

Superintendência de Comunicação