Get Adobe Flash player

Restauração do Jornal “O Espírito Santo” entra na fase de digitalização

img 201306031353

O desenvolvimento do Projeto de Extensão Tratamento Técnico, Conservação e Restauro do Jornal “O Espírito Santo” segue em andamento. 

Segundo Pedro Padilha da Agencia Pérola do Caparaó, responsável pela iniciativa. O trabalho é um resgate da história e memória do Município de Guaçuí, executado pela Agência Perola do Caparaó, com o apoio técnico-científico do Departamento de Biblioteconomia – CCJE – UFES, e vem ocorrendo desde março de 2007, por meio das ações de preservação do acervo do Jornal ES, visando conservar e organizar seus exemplares para promover a disseminação, a mediação e o acesso a informação jornalística histórica neles registrada, especificamente, junto as comunidades urbana e rural de Guaçuí e, genericamente, a todo o Estado do Espírito Santo e Brasil. Toda ação de conservação das edições passadas do jornal faz parte da metodologia de tratamento de fontes de informação periódica da Biblioteconomia associada aos princípios da arquivística integrada. Seu objetivo geral esta sendo “Garantir a preservação do acervo do Jornal O Espírito Santo para promover a construção da memória administrativa e coletiva do Município de Guaçuí”, disse Pedro. Os objetivos específicos do projeto são: diagnosticar as condições ambientais de armazenagem e de acondicionamento do acervo; realizar ações de higienização e identificação cronológica dos jornais; diagnosticar o estado de conservação do acervo; organizar e armazenar adequadamente o acervo; garantir a organicidade e a integridade do acervo para dar acesso; digitalizando  o acervo do Jornal “O Espírito Santo”.

O acervo em tratamento do Jornal “O Espírito Santo” é composto do conjunto de exemplares acumulados de 1931 até 2006. Considerando que a Prefeitura Municipal de Guaçuí é a instituição detentora desse acervo, a municipalidade e a Agência Pérola do Caparaó assinaram o Termo de Ajuste de Conduta para a recuperação do referido acervo. A meta atual do projeto é a digitalização do acervo, procedimento apropriado para garantir o acesso e leitura dos exemplares originais do Jornal “O Espírito Santo”, pois às características frágeis do seu suporte (papel) impossibilita o manuseio e, o acervo digitalizado poderá ser usado para acesso simultâneo e remoto a múltiplos usuários, garantindo a não disponibilização, ao público usuário, dos originais em suporte papel, evitando, então, a redução de sua deterioração e contribuindo para a disseminação da informação de uma forma mais eficiente, dinâmica e rápida.

André Ferrari

Superintendente de Comunicação