Get Adobe Flash player

Parque da Tremedeira pode virar Unidade de Conservação

img 201308161046

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guaçuí, por meio da Gerência de Programas e Projetos, elaborou um projeto para transformar o local conhecido como “Parque da Tremedeira” - Parque Municipal de Pesca Esportiva e Lazer “Danilo Lopes Rodrigues” numa Unidade de Conservação.  

Hoje, a região não se enquadra no SNUC - Sistema Nacional de Unidades Conservação. O projeto foi já aprovado junto ao IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente, que solicitou ao município o projeto.  O trabalho esta em fase de preparação de novos documentos e adequações.

A partir da aprovação final, seguindo o cronograma proposto no projeto, estudos serão feitos em parceria com a equipe técnica do IEMA e parceria a ser consolidada com a UFES - Universidade Federal do Espírito Santo e IFES - Instituto Federal do Espírito Santo para avaliar em qual unidade a “Tremedeira” vai se transformar. “A Unidade de Conservação Ambiental pode ser destinada à exploração sustentável de recursos naturais, à preservação total do ecossistema, à realização de pesquisas ou à visitação para promover a educação ambiental, dependendo do plano de manejo que for apontado pelo estudo”, disse o secretário do meio ambiente, Weriton Soroldoni.

Com a mudança o município de Guaçuí terá uma área própria de conservação que vai poder destinar as compensações ambientais ou até criar um pólo ambiental. Porém, já como resultado da aprovação do projeto, o governo capixaba, por meio do IEMA vai ceder alguns instrumentos de trabalho para gerenciamento do local e outras atividades da secretaria, como: GPS - Global Positioning System, máquina fotográfica, computador e impressora. Após todos os estudos para o “Parque da Tremedeira” virar oficialmente uma unidade de conservação o projeto precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores de Guaçuí.

André Ferrari

Sup.Comunicação