Get Adobe Flash player

Agentes de endemias e saúde passam por treinamento sobre Esquistossomose

img 201311271044

Os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde de Guaçuí passaram por um treinamento, nesta terça-feira (26), sobre o Programa de Esquistossomose Mansônica. 

Os profissionais tiveram informações sobre o fluxograma do sistema de atendimento. Existem a demanda espontânea e a busca ativa para detectar pacientes com a doença. Todas as etapas desde confirmada a esquistossomose até a cura foram abordadas na palestra que ocorreu na Câmara de Vereadores. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

img 201311271045

O QUE É ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA

Doença infecciosa parasitária causada por trematódeo (Schistosoma mansoni), que vive na corrente sanguínea do hospedeiro definitivo. A evolução clínica pode variar desde formas assintomáticas até as extremamente graves.

HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO

São caramujos pertencentes ao gênero Biomphalaria, que vivem: água doce de córregos, riachos, valas e açudes onde há pouca correnteza e bastante quantidade de matéria orgânica.

img 201311271046

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DOENÇA NO HOMEM

Diarréias, febre, cólicas, dores de cabeça, náuseas, tontura, sonolência, emagrecimento, endurecimento e aumento de volume do fígado e baço (barriga d'água) e hemorragias que causam vômitos e fezes escurecidas. 

img 201311271047

COMO É TRANSMITIDA

O homem doente ao defecar próximo a passagens de água elimina através das fezes o ovo do parasita, que eclode ao atingir a água, liberando uma larva,  o miracídio, que penetra no caramujo transformando-se em cercária, que lançada na água infecta pessoas que entram em contato com essa água.

COMO PODEMOS EVITAR A ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA

- Saneamento básico – esgoto e tratamento de água

- Evitar tomar banho em coleções de águas doces (rios, lagos, açudes, valas e canais de irrigação em áreas onde há transmissão da esquistossomose

- Combate ao caramujo

- Educação em saúde.

 

Superintendência Municipal de Comunicação.